Desabamentos após as chuvas de Belo Horizonte:Veja os motivos

Anúncios

Após as chuvas em Belo-horizonte e os estragos causados ficou a dúvida, qual seria a causa de tanto desabamentos em belo horizonte, será que é culpa somente das chuvas? Vamos falar um pouco sobre os desabamentos após as chuvas em Belo Horizonte e se é um resultado de um crescimento desordenado.

As chuvas fortes causam estragos em cidades não é de hoje e em vários locais do mundo, com a passar dos anos medidas foram tomadas para amenizar os efeitos, mas nem sempre são eficientes. O que muita gente não sabe é que esses alagamentos e desabamentos em belo horizontes vão muito além da chuva. 

corrego do leitão

Se você vem acompanhando as notícias sobre a chuva e gostaria de saber mais sobre as causas dos desabamentos em belo horizonte, o porquê disso tudo que belo-horizonte está passando, esse artigo foi feito para você. Vai muito além da quantidade de chuva, tem toda uma história por trás.

História ocupação Belo Horizonte

Para entender o que está acontecendo em belo-horizonte é preciso voltar na sua história, no modo como foi construída e planejada e como ocorreu o seu crescimento. O primeiro ponto a se analisar é que belo-horizonte era uma cidade rodeada por córregos, ribeirões e rios, que existem até hoje! Como o córrego do leitão, ribeirão Arrudas dentre outros.

A mata ciliar é a parte da vegetação do entorno dos rios, que tem papel fundamental nos ecossistemas, elas são responsáveis por reter água evitando deslizamentos e enchentes, elas seguram a água, a absorvem. Todo ecossistema já é perfeitamente planejado para funcionar com perfeição quando está em seu modo natural.

Porém para construir uma cidade, essas matas são retiradas para que se tenha mais espaço, principalmente pelo fato que cidades tendem a crescer em entornos dos rios para facilitar o acesso a água.

Quando ocorre isso começam as enchentes, porque não existe mais a mata para absorver a água, sendo assim, a água volta tudo para as casa próximas, e para piorar, existem muitos desmatamentos, e é natural asfaltar as ruas mais importantes.

Diminuindo ainda mais a área de absorção, que se torna quase nula, asfalto não absorve água, as consequências são devastadoras.

Isso é um fato geral  do mundo, em belo-horizonte especificamente existiam alguns rios e córregos na época os seus fundadores construíram no entorno dos rios, no começo os rios ainda eram abertos.

Começou um problema comum em relação a saneamento no Brasil, existente até hoje, antigamente todo o esgoto da cidade era lançado nos cursos de água causando um mal cheiro insuportável, pois a população crescia a cada dia, a ideia de cidade feliz e receptiva se espalhava e as pessoas mudavam para a famosa Belo Horizonte.

As chuvas começaram a surgir mais fortes, mas só por causa de clima mesmo, não temos o controle sobre a quantidade de chuva apesar de interferimos sim nelas através dos nossos costumes.

Com a alta de chuva, Belo Horizonte alagou e com as águas poluídas a população adoeceu, as enchentes, o mal cheiro eram constantes e alguns engenheiros da época resolveram inovar, literalmente fizeram um enorme encanamento nos rios e os taparam construindo ruas e avenidas em cimas das enormes tubulações.

Com o aumento da quantidade de chuvas esses canos não suportaram a capacidade e a força da água, e é onde vemos ruas literalmente explodindo e verdadeiros geiser em pleno canteiro central por toda cidade.

Crescimento Desordenado

Bom o problema da história da ocupação, não pára pelos itens acima, existe mais coisa nessa história. A cidade crescia a todo vapor e as promessas de uma nova vida enchia os olhos trazendo mais pessoas a se tornar belo-horizontinos, o problema é que toda grande cidade forma os seus aglomerados.

favelada da serra

Não tem jeito do lado de um bairro nobre sempre tem um mais humilde, construídos nas encostas e barrancos com materiais de baixa qualidade e sem controle, construções irregulares e extremamente susceptíveis a deslizamentos, a chuva só faz o problema vir à tona mais rápido, mas ele já existe.

Quando se tem um planejamento da estrutura da casa, contrata um profissional para isso, logo a chance dela vir a sofrer esse tipo de problema não é nula, mas diminui.

Com a vinda de várias pessoas tentando uma nova vida, ocorreu o inchamento das cidades grandes. O problema é que na periferia as construções são irregulares, não têm acompanhamento de profissional, faz a casa onde dá, muitas das vezes em lugares que nem podiam ter construções lugares de risco, aí não tem jeito na primeira chuva a terra encharcada fica fofa e vem tudo abaixo.

Com isso concluímos que a última a ter culpa nesses deslizamentos é a chuva ela só traz a tona erros que tentamos esconder, e natural dela cair e a tendência é que a quantidade aumente, vamos ter que repensar a nossa querida Belo-Horizonte.

desabamento