Como limpar piso vinílico na cozinha: 5 dicas imperdíveis
Anúncios
Um dos atuais queridinhos dos brasileiros, o piso vinílico está sendo um dos mais usados do mercado em reformas e em construções, por conta da facilidade de se encontrar e de sua baixa manutenção. Com isso, é normal que você encontre este tipo de piso em diversos tipos de lugares.
E, ainda que muitos não consideram ideal, o piso vinílico está sendo cada vez mais usado nas cozinhas das casas, de maneira que, assim, é importante saber como que se realiza a limpeza do mesmo para que você não tenha problemas na hora de usar. Como é na cozinha, você tem que ter um cuidado especial com este tipo de piso.
Aplique a cera correta
Antes de tudo, com certeza você precisa fazer uma limpeza no seu piso. Com ele limpo, bem preparado, você vai ter como deixar seu piso ainda mais brilhante e mais bem cuidado ao usar uma cera correta na aplicação.
Você deve ler as instruções do fabricante ou conversar com a pessoa que instalou para que você tenha mais facilidade na hora de limpar e preparar seu espaço.
Uma dica é usar uma cera própria, já que a cera de carnaúba e outras do tipo são próprias para fazer o uso no piso de madeira e, se forem aplicadas, vão deixar o piso bem mais liso e escorregadio. Por isso, veja uma cera que seja própria para pisos vinílicos.
Realize uma limpeza diária
Para evitar o acúmulo de sujeiras e fazer com que seu piso se mantenha mais conservado, você deve fazer a limpeza diária dele. E não é uma tarefa muito difícil. Você pode fazer isso com facilidade, de forma a ter o piso vinílico sempre intacto.
Veja como fazer esta simples limpeza diária para conservação do piso de sua cozinha.
- Varra a cozinha com uma vassoura macia.
- Passe um pano úmido. Faça uma mistura de água com detergente neutro para isso.
- Como alternativa, você pode usar um mop.
- Tire o excesso de umidade do piso com um pano seco para não ficar úmido demais e para dar brilho ao lugar.
- Espere alguns minutos para o piso secar completamente antes de liberar o espaço para uso normal.
Fazendo isso diariamente, seu piso estará sempre conservado e livre de umidade, de gorduras e de tudo mais que poderia atrapalhar e estragar o seu poduto.
Use passadeiras e tapetes
Para evitar que seu piso esteja molhado ou que fique engordurado, você deve usar tapetes ou passadeiras em lugares específicos na cozinha. A dica é colocar perto da pia, perto fogão e em lugares estratégicos.
Além do tapete, você pode usar passadeiras, que farão o mesmo trabalho e podem ser mais baratos para usar. A utilidade é sempre ter algo protegendo o espaço e garantindo a conservação.
Para manter sempre com estes itens no lugar, você deve ter mais de um conjunto de passadeiras e tapetes e, assim, enquanto lava um conjunto, tem outro em uso. Isso também ajuda na decoração, já que você pode mudar os estilos e fazer com que as passadeiras e tapetes tenham uma composição diferente com o piso vinílico.
Evite o excesso de água
Um cuidado importante com pisos vinílicos na cozinha é em relação a água. Perto da pia é comum que você tenha um pouco mais de água, podendo respingar no chão e umedecer o lugar. Mas, para melhor conservar, é importante que você use pouca água.
A dica é a mesma para fazer uso de panos molhados para limpeza. Não adianta usar muito molhado. Deve ser apenas úmido para que você não tenha problemas. Lembre-se que o piso vinílico é feito de materiais que, se muito molhados, podem trazer problemas como descolamento local.
Cuidado com os produtos de limpeza
Um cuidado bem importante é em relação aos produtos de limpeza que você vai usar no piso vinílico. E isso é relacionado com o fato de que você não pode usar qualquer coisa, já que pode arranhar ou manchar seu piso.
Os produtos químicos devem ser evitados ao máximo por conta disso, não devendo ser usado nunca.
Já a mistura de água e sabão não é recomendada, pois vai deixar o lugar escorregadio.
A dica é usar água e detergente neutro para a limpeza.
Tudo sobre o vinílico na cozinha
Usar o piso vinílico na cozinha pode ser uma boa ideia, principalmente para quem quer fazer reformas nas casas e que não quer ter problemas na hora de mudar o piso. Mas, além disso, você deve pensar em todos os cuidados que este tipo de piso deve ter para que não tenha problemas futuros.
Entre eles, você deve lembrar da limpeza e de não acumular água para não estragar.
Fazendo isso, certamente que o piso vinílico se torna uma ótima opção para sua cozinha.
Gostou das dicas? Veja no blog mais informações de construção e reforma para você.