DIY :Veja como aplicar o papel de parede na sua casa
Anúncios
Se você deseja mudar a decoração da sua casa, mas não quer passar pela bagunça que uma obra normal faz, quer evitar poeira e deseja algo rápido o papel de parede pode ser uma boa opção, vamos ensinar como aplicar o papel de parede na sua casa.
O bom do papel de parede que ele é fácil e rápido de colocar, não faz bagunça ou poeira, não deixa odores, pois a cola que se utiliza na aplicação é a base de água e sem cheiro.
Se interessou pelo assunto deseja mesmo aprender a aplicar um papel de parede para fazer aquela transformação na sua casa, continue com a gente que vamos te ajudar a ter uma nova casa gastando pouco e de uma maneira rápida.
Tipo de papel de parede
Existem vários tipos de papéis de parede encontrados em uma infinidade de materiais, texturas, cores e estampas, o melhor é que qualquer um pode aplicar um papel de parede não tem mistérios. Abaixo alguns exemplos de papéis de parede:
O primeiro tipo de papel de parede é o tradicional que tem a celulose como principal componente do produto, feito de papel são mais ecológicos permitindo que as paredes respirem. São um pouco frágeis principalmente quando expostos a umidade, evite colocá los em locais úmidos.
Para limpeza o ideal é de se utilizar um aspirador de pó ou paninho, nunca utilize panos molhados no máximo umedecidos e com pouca quantidade de água.
Um outro tipo de papel de parede é o vinílico, mais específicos para locais úmidos como banheiro, lavanderias e áreas de tanque, eles recebem uma camada de plástico por cima que permite maior durabilidade e resistência a água e sol. Pode ser limpo com água e sabão permitindo maior higienização.
Um tipo bem diferente de papel de parede são os texturizados, pois eles são em alto relevo é imitam várias texturas desde gesso, formas geométricas, bordados, excelente para esconder imperfeições, no quesito aplicação requer mais cuidados pelo fato de ser um pouco mais duro
O papel de parede de tecido pode ser feito com tecido de algodão, seda, linho, enfim são muitas as possibilidades, traz uma sensação de bem estar, aconchego ao local onde é inserido, excelente para trazer conforto térmico sendo muito utilizado em quartos. São difíceis de aplicar na parede e o preço é um pouco mais alto que os outros.
Tipo de aplicação
Quando assunto é aplicação dos papéis de parede existem dois tipos os que são auto colantes que possuem uma estrutura dupla face, onde ele já vem com a cola embutida é só fixar na parede desejada. São mais fáceis de aplicar não precisa de técnica.
Em contrapartida existem o papel de parede sem cola em que a pessoa que compra a cola separada e faz a colagem do produto, um pouco mais difícil de manusear e aplicar
Passo a passo de como aplicar um papel de parede
Abaixo mostraremos um passo a passo de aplicação de papel de parede para que você mesmo coloque o seu.
Materiais:
- Cola em pó (papel de parede que não seja autocolante);
- Recipiente para diluir a cola;
- Escada
- Trena;
- Rolo ou pincel de pintura;
- Tesoura e estilete;
- Espátula flexível;
- Pano macio e esponja.
Modo de aplicar
Limpe e prepare a parede, certifique de que a parede não possui nenhum furo, rachadura ou manchas. Caso você perceba a presença de algum defeito, é necessário corrigi-lo.
Faça a limpeza do local em que o papel será aplicado com um pano úmido, retire todo o pó que possa estar no local, até a parede ficar completamente limpa.
Com uma trena, meça a área em que o papel será aplicado e anote tanto a altura, quanto a largura das paredes. Esse cuidado é importante para garantir que a quantidade de papel será suficiente.
Além disso, se houverem janelas, tomadas e interruptores na parede, também é necessário marcar o local e as medidas exatas, a fim de facilitar os recortes dessas áreas.
Com uma tesoura, corte a altura necessária de acordo com a metragem da parede.
Se o papel de parede não possuir estampas, deixe uma sobra de 5 cm na parte superior e 5 cm na inferior ou seja, 10 cm a mais da altura calculada.
No caso de papéis de parede estampados, o ideal é fazer com que as estampas se encaixem. Por isso, a dica é calcular 10% a mais do valor da altura.
Misture a cola em pó com a água em um recipiente de acordo com as recomendações do fabricante, em seguida, com o auxílio de um pincel ou rolo de pintura, espalhe a cola por todo o papel, do centro para as bordas.
Dobre o papel juntando as pontas deixando cola com cola e aguarde cerca de 2 minutos. Feito isso, repita esse procedimento mais uma vez e, então, aplique o papel imediatamente na parede.
Para facilitar esse processo, é recomendável iniciar a aplicação pelo teto ou seja, de cima para baixo por isso, prepare-se para subir na escada.
Ajuste o papel na parede respeitando as sobras de 5 cm em cada canto e, como auxílio de um pano seco ou da mão, vá alisando o papel para eliminar possíveis bolhas de ar até chegar na parte inferior.
Se você não fez o recorte das tomadas e interruptores antes de passar a cola, será necessário fazer isso no momento da aplicação.
Para finalizar a aplicação, passe uma esponja umedecida sobre as emendas dos papéis fazendo movimentos suaves a fim de remover qualquer resquício de cola que possa ter permanecido.