Como fazer o Grafiato: Veja o passo a passo
Anúncios
Se você deseja inovar no acabamento da sua casa gastando pouco veja como fazer o grafiato, vamos mostrar o passo a passo para que você mesmo faça na sua casa esse tipo de decoração, que é a nova tendência devido as suas vantagens.
O grafiato veio para ficar, super simples de fazer deixa a sua casa super charmosa, e o melhor é que devido ao fato de ter uma aplicação simplificada permite que qualquer um faça a aplicação, bem diferente dos outros acabamentos existentes no mercado.
Se você se interessou pelo assunto, deseja mesmo colocar um acabamento diferente na sua casa, mas devido ao fato do orçamento estar apertado busca por economia e gostaria de aprender a usar o grafiato, esse artigo foi feito para você.
O que é grafiato?
O grafiato é uma técnica que lembra textura, bem interessante e de simples aplicação, muito usado na construção nos dias atuais, possui aparência de ranhura, o legal é que existem uma variedade de cores em que ele pode ser apresentado.
Possui qualidades como: durabilidade, resistência à variação de temperatura e de umidade. Além disso, o grafiato ajuda a afastar mofos e a incidência de raios solares responsáveis por deixar o ambiente mais quente.
Apesar das muitas vantagens ele também possui os seus pontos fracos como: para aplicação é preciso uma tinta branca antes, depois de colocado é difícil de tirá lo devido a resistência que ele possui, e para quem enjoa fácil da cor ele é difícil de trocar a cor, pode trazer um trabalho extra para mudanças, sendo ideal para pessoas mais estáveis que não enjoam rápido da decoração e acabamento.
Diferença entre textura e grafiato
A diferença entre os dois é bem branda, na verdade eles só se diferem devido a apresentação o grafiato tem a forma de ranhura, como se o seu felino tivesse passado a unha na tinta fresca e secasse com a marca.
Já a textura pode apresentar diversas formas, circulares, triangulares, enfim existem mais possibilidades de apresentação, mas no final a técnica e o resultado são bem semelhantes.
Melhores locais para aplicar grafiato
Não existe um local específico para se aplicar o grafiato ele pode ser utilizado até em ambientes externos, ambientes comerciais é bem livre a sua aplicação, a preferência é de quem usa, os decoradores costumam colocá lo em quartos e salas, mas é uma escolha bem pessoal vai de gosto.
Passo a passo para aplicar grafiato
Vamos mostrar o passo a passo de como aplicar o grafiato e mostrar quais materiais usar para que você não precise contratar um profissional e faça a aplicação sozinha
- Fita crepe;
- Plásticos, jornais ou lona para proteção do piso;
- Espátula;
- Balde;
- Mexedor;
- Ferramenta risca fácil;
- Primer acrílico;
- Pincel ou rolo de pintura;
- Massa própria para grafiato;
- Desempenadeira plástica.
O primeiro passo para que a pessoa consiga fazer a aplicação do grafiato em casa é preparar o ambiente, proteja todos os seus móveis com jornais, papéis ou lona para que não respingue tinta neles, proteja também os rodapés, molduras de gesso você pode usar fita crepe para isso.
Utilize jornal ou plástico para proteger as paredes laterais e piso, evitando assim manchas e sujeira, prevenindo futuras dores de cabeça.
O segundo passo é preparar a parede em que o grafiato vai ser aplicado, veja se não existem tintas soltas, caso exista pegue uma espátula e limpe toda os resquícios de tinta faça a raspagem completa, você também pode usar uma lixa para esse processo.
Procure corrigir trincas e fissuras, limpe tudo não deixe resíduos para que seja melhor de fazer a aplicação e não tenha interferências.
O terceiro passo é a aplicação do primer, faça o diluição do primer acrílico em água em um recipiente específico, balde ou bandeja é preciso deixar a mistura bem homogênea, então mexa bem.
Logo que acabar o processo é hora da aplicação você pode utilizar uma trincha ou rolo de lã para realizar o processo, depois de aplicar basta esperar em torno de 6 horas até que o produto seque por completo.
O quarto passo é aplicar a massa para grafiato, para isso verifique antes de passar se a parede já está seca, caso esteja utilize um balde para colocar água e diluir a massa de grafiato, vá mexendo aos poucos é importante ficar atento as proporções.
Após passar a primeira camada verifique se a sua parede não vai precisar de outra embalagem de massa, com a desempenadeira de plástico inicie a aplicação, basta colocar uma camada de massa em cima da desempenadeira e aplicar, busque uniformidade e manter a espessura.
Quinto passo após terminar o processo de aplicação da massa, use a ferramenta risca-fácil passe por cima da massa, uma dica interessante é passar de cima para baixo e manter a mesma direção, o risca fácil que vai ser responsável pelos riscos do grafiato.
Depois de passar o risca-fácil, a parede ficará rugosa, use a desempenadeira para retirar o excesso e ajudar a finalizar o processo, utilize a desempenadeira na direção vertical, depois de aproximadamente 48 horas a massa já estará seca e o seu grafiato pronto.