Como limpar a piscina: Veja dicas do que fazer e quais materiais usar
Anúncios
Ter uma piscina em sua casa pode ser a sua salvação nos dias mais quentes, em que tudo o que você precisa é relaxar e uma água bem agradável.
Ainda assim, uma parte que pode ser mais incômoda é a hora da limpeza da piscina, que em muitos casos requer ajuda de profissionais.
A manutenção de uma piscina é muito importante para garantir que todos que usufruem dela tenham segurança e conforto na água.
Então, se você quer saber como higienizar a sua piscina, continue lendo para receber dicas de como fazer a sua limpeza!
Limpeza da piscina: por onde começar?
Para começar uma limpeza de piscina é preciso que você siga alguns passos, continue no texto e veja quais.
Avalie a situação da água e das paredes da piscina
Primeiro, antes de qualquer ação, é preciso que você analise com cuidado o estado atual da água e paredes, avaliando o PH e nível de sujeira.
Para isso, mergulhe uma fita teste na água da sua piscina durante pelo menos 15 segundos, e depois analise o frasco comparando as cores.
Caso esteja alterado, será preciso que você use o redutor de PH ou os outros produtos indicados para elevar o PH.
Reúna os materiais fundamentais e monte o seu kit limpeza
Antes de iniciar a limpeza, o ideal é que você organize o seu o seu kit de produtos, para que tudo fique organizadinho.
É importante que você saiba o que é necessário para fazer a limpeza, então separe os itens fundamentais, como os produtos químicos e o cloro.
Além disso, é necessário que você separe uma peneira para limpar a superfície, uma escova de piscina, um aspirador de piscina, um medidor de PH e um filtro.
Tudo pronto? Siga o passo a passo e deixe sua piscina cristalina
Para iniciar o processo de limpeza, faça a higienização da água com o cloro ou bromo e filtre a água por 6 horas.
Aproveite para limpar a piscina, deck e as bordas, retirando toda a impureza do local e também a sujeira que se acumula no chão das bordas da piscina.
Após isso, faça o tratamento da água e também a prevenção. Caso a água esteja turva, utilize o clarificante decantador e o Brilho Mineral Natural, deixe a água em repouso por 12 horas.
Lembre-se de fazer a manutenção dos filtros e depois retire toda sujeira deles.
Por fim, aspire o fundo da piscina usando a máquina correta para retirar os resíduos e impurezas acopladas no fundo da piscina.
Por que manter a piscina limpa sempre?
Ao contrário do que muitos pensam, a função de limpar a sua piscina não é apenas estética, mas sim por causa da higiene.
Uma piscina com água suja pode causar a proliferação de bactérias, vírus e outros micro-organismos que transmitem doenças.
Além disso, como bem sabemos, os mosquitos da dengue amam a água suja e parada, então evite ao máximo deixá-la assim.
É importante também que você faça limpezas frequentes para garantir que sua piscina fique livre de resíduos como protetor solar, cremes corporais e de cabelo ou bronzeador.
Mantê-la sempre limpa fará com que você não precise gastar com tratamentos para recuperar a água muito suja no futuro.
Saiba possíveis doenças que você pode contrair em uma piscina suja
Assim como já explicado anteriormente, a água suja pode causar a proliferação de bactérias, microorganismos e vírus e por fim acaba causando doenças.
Essas são as doenças mais comuns de serem adquiridas:
- Hepatite A;
- Pneumonia;
- Diarreia;
- Micoses de pele;
- Infestação de piolhos;
- Otite externa;
- Irritação química.
Aprendeu como limpar a piscina da sua casa? Siga as dicas na hora de fazer a limpeza para deixar a sua piscina ainda mais bonita e saudável!
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Continue acompanhando outros conteúdos do site para saber mais. Quer uma sugestão? Leia também as nossas dicas sobre como organizar festa junina!