Como organizar festa junina: Dicas para fazer seu próprio arraial
Anúncios
Junho chegou e, com ele, começa a melhor época do ano para quem ama uma boa culinária caipira, com caldos, quentão, doces e muitos outros.
Uma boa festa junina sempre é bem-vinda, principalmente quando se trata de organizar a sua própria, escolhendo as melhores comidas, convidados e brincadeiras.
Fazer um arraial em casa, com seus familiares e amigos é uma ótima chance de criar memórias incríveis para todos.
Quer saber como organizar festa junina? Continue com a gente e pegue algumas dicas para ter seu próprio arraial!
O que é necessário para organizar festa junina?
Para organizar uma festa junina em casa, você vai precisar ficar atento a alguns pontos específicos.
Se engana quem pensa que organizar uma festa junina é um processo difícil e complicado, pelo contrário, é uma festa simples de ser produzida.
Assim como outras festas e datas comemorativas, a festa junina apenas deve ser planejada com antecedência, cuidado e atenção.
Tudo para conseguir fazer sua data ser ainda mais divertida, sem complicações ou erros no desenvolvimento.
Escolher o local e data
Assim como outras festas, a festa junina precisa de um espaço que acomode todos os seus convidados e decorações.
É importante que esse espaço não seja tão pequeno caso esteja programando um arraial grande e com muitos convidados.
Você deve pensar nos espaços de circulação de pessoas e também na disposição de mesas, cadeiras, itens de decoração ou, até mesmo, barraquinhas de brincadeiras.
É importante lembrar da dança tradicional de festas juninas, portanto, um espaço dedicado para que os seus convidados possam dançar quadrilha também deve existir.
Escolha a data pensando na disponibilidade do espaço, nos seus compromissos e na disponibilidade de seus principais convidados para irem à festa.
Definir os convidados
Na hora de definir a lista de convidados, dedique muita atenção para que ninguém importante seja deixado de fora da sua festa.
Em casos de famílias grandes, busque ajuda de outro parente para te relembrar de eventuais pessoas que você pode estar se esquecendo.
Para criar a lista, uma boa dica é usar uma planilha ou até mesmo uma folha de papel para que consiga escrever de modo visual quem fará parte.
É importante que você se lembre dos nomes dos acompanhantes para não se esquecer de convidar um membro da família ou do círculo de amizades.
Quando acabar sua lista, some os convidados e, a partir daí, já comece os planejamentos de gastos e as definições do espaço.
Por fim, lembre-se de enviar os convites para todos os convidados, conferindo a lista para não se esquecer de ninguém.
Preparar a decoração
A decoração é um dos pontos principais da festa junina, sendo muito importante que você possa se organizar e comprar as decorações com antecedência.
Se preferir, você mesmo pode fazer a decoração da sua festa junina, fazendo bandeiras e balões com materiais variados, como cartolina e papel crepom.
Uma boa ideia também é usar itens decorativos como chapéus de palha, espigas, flores, espantalhos e outras coisas que podem remeter ao mundo caipira.
Os chapéus de palha podem servir para decorar mesas de guloseimas, servindo como “potes” para armazenar os doces juninos.
Não se esqueça da tão famosa fogueira, em lugares internos, uma boa ideia é fazer uma de mentirinha para representar, e já em lugares externos, se houver cuidado, ela pode ser real.
Montar o cardápio
As comidas típicas são uma das partes mais importantes de uma festa junina, principalmente por serem o carro-chefe de qualquer evento do tipo.
Por causa dessa grande responsabilidade, um bom cardápio não deve ser ignorado, então o organize com atenção.
Faça um cardápio bem completo, que tenha comidas que agradam a todos, mesmo as pessoas com intolerâncias ou alergias.
Busque comidas tradicionais, como:
- Caldo de feijão
- Caldo de mandioca
- Canjica
- Canjiquinha
- Cocada
- Broa de Milho
- Milho cozido
- Paçoca
- Pamonha
- Quentão
- Pé de moleque
E muitos outros que podem ser escolhidos por você pensando no seu gosto e no da sua família e amigos.
Não se esqueça das roupas
As roupas tradicionais de festa junina são uma peça chave nesse momento, então não se esqueça de organizar as suas roupas e pedir para que todos venham a caráter.
As roupas com tecidos em xadrez, laços e inspirações caipiras são muito tradicionais e importantes para trazer o clima festivo.
Você encontra roupas assim para alugar, comprar ou até mesmo pode pedir a uma costureira para fazer uma roupa personalizada para você.
Se necessário, especifique no convite, quais os estilos de roupa são mais característicos nessa comemoração festiva.
Faça uma lembrancinha
Uma ótima ideia para fazer ao fim da festa é entregar lembrancinhas para que todos levem para casa.
Essas lembrancinhas podem ser simples, como saquinhos de doces, chocolates e balas, ou até mesmo garrafinhas e potes decorados.
O que importa é que você crie uma lembrança para esse momento tão incrível em família e entes queridos.
Dicas de brincadeiras e atividades para sua festa junina
As festas juninas são muito marcadas por brincadeiras e atividades para os convidados, como pescaria, bingo e arremesso de argolas.
Essas brincadeiras geralmente são recompensadas com brindes, como brinquedos e outras coisas de baixo custo, para presentear as crianças e os adultos.
Organize essas brincadeiras em sua festa, fazendo as mais clássicas, que são:
- Pescaria com peixinhos de plástico ou papelão.
- Correio elegante.
- Corrida do saco
- Corrida do ovo na colher
- Dança das cadeiras
- Adivinhas
- Arremesso de argolas
- Bingo
Aprendeu como começar a organizar sua festa junina? Utilize as dicas e aproveite essa data para se divertir bastante no seu próprio arraial!
Então, esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Continue acompanhando o site para saber mais sobre esse tema e vários outros relacionados.