Muro de Arrimo e sua importância para sua segurança
Anúncios
Se você deseja saber mais sobre muro de arrimo e a sua importância para sua segurança, conhecer sobre os tipos de muro, vamos falar um pouco sobre esse tema tão importante e que deve ser bem planejado.
Quando vem muro de arrimo em nossa mente logo pensamos em terrenos irregulares e contenção é bem isso mesmo a ideia desse muro e por isso deve ser feito por pessoas experientes.
Venha conhecer os detalhes sobre esse muro tão importante mais a frente em nosso artigo e aprender a diferenciar cada detalhes dessa estrutura, para não cometer erros caso precise construir um em seu terreno.
O que é um muro de arrimo?
É um muro feito em locais irregulares para proteger as construções a frente de vazamentos, enchentes e deslizamentos é um muro de proteção com intuito de estabilizar o terreno e proteger a sua família de contratempos.
Pela importância já se percebe que é essencial o acompanhamento de um profissional qualificado, no caso um engenheiro civil que vai saber qual o melhor local para instalar o muro e o material a ser utilizado, dentre outras características da estrutura.
Tipos de muro de arrimo
Basicamente existem dois tipos de muro de arrimo o por gravidade e o por flexão. No caso do muro de arrimo por gravidade um dos mais tradicionais e antigos, ele é feito na vertical ou quase junto ao declive do terreno. Utiliza se terra para preencher o espaço entre o muro e o talude.
Seu peso e as características da estrutura que garantem a contenção do solo, é preciso cuidado na hora de fazer a impermeabilização e drenagem, pois o terreno não pode infiltrar água o que prejudicaria a sua função. é uma solução de grandes dimensões e pesada que pode utilizar materiais como:
- Blocos de pedra, pedra argamassada;
- Alvenaria de tijolo;
- Concreto simples ou armado;
- Solo-cimento ensacado
Muro de arrimo por flexão
Possui a mesma dimensão de base e altura é um muro normal podemos assim dizer só que com alguns detalhes, precisam de peso extra o que os fazem ser feitos em aterros e reaterros, possui duas lajes em L uma de fundo e uma vertical. Outro detalhe é que são mais leves que os de gravidade.
Possuem largura de 50 a 70% de altura, geralmente são feitos com concretos armado e podem ter contrafortes de sustentação ou não, para quem não sabe os contrafortes são uma estrutura que ajuda a conter o muro como se colocassem vigas inclinadas segurando.
Em muros muito grandes é usado vigas de enrijecimento, mas em alguns casos se usa na base tirantes e chumbadores.
Cuidados com o muro
O muro foi criado para proteger o terreno, mas o cálculo errado da estrutura pode trazer efeitos reversos o primeiro elemento a se considerar nos cálculos da estrutura é a água, quando ela acumula aumenta e muito o peso no muro, então é essencial colocar o elemento nos cálculos.
Outro detalhe é tente tirar ao máximo o peso do fundo do muro. E como que se faz isso? Com sistema de drenagem de água, esses drenos vão levar a água ou para as laterais ou para frente do muro, sendo papel do engenheiro decidir qual a melhor opção para o seu terreno.
Para que a água não leve pequenas partículas de terra para dentro dos drenos e com o tempo eles possam entupir, uma ideia legal é colocar britas para fazer a filtragem da água.
A impermeabilização é essencial para manter parte do muro seco é fazer com que a água só passe pelos drenos evitando problemas com infiltração principalmente quando existem construção bem perto do muro.
Bom acho que agora já deu para entender o tamanho da importância de se ter um profissional não só da área da construção civil, mas bom e experiente para fazer esse tipo de muro, pesquise bem, pegue indicações, visite projetos já prontos, garanta a sua segurança.
Mesmo que seja um pouco mais caro vale a pena, pois é um investimento a longo prazo, além do fato de estarmos falando da segurança sua e da sua família.