O que é Feng Shui: Conheça tudo sobre essa prática

Anúncios

Você sabe o que é Feng Shui? Aprenda um pouco mais sobre essa prática milenar chinesa que te ajuda na energia do seu lar.

Muitas pessoas procuram dicas do Feng Shui quando estão pensando em decorar e organizar a casa.

Afinal, essa arte oriental é muito tradicional, e ainda hoje pode ser aplicada nos projetos de design atuais.

Nós vamos te ensinar um pouco mais sobre como é o Feng Shui, então, continue lendo para saber mais!

Afinal, o que é Feng Shui? 

O Feng Shui é uma prática antiga que tem o objetivo de eliminar as energias negativas dos ambientes. Dessa forma, trazendo mais equilíbrio e harmonia aos espaços.

Essa filosofia surgiu na China, onde se acreditava que ao escolher o lugar certo para morar, sua vida ia estar amena e saudável.

A natureza é uma das principais aliadas do Feng Shui, que em sua tradução literal é “vento-água”.

Dessa forma, a prática, feita em meio a decoração e o design de interiores, busca trazer elementos que equilibram as energias.

Nesse sentido, ao contar com materiais como madeira, cerâmica, cristais, vidros e até mesmo imagens é possível se adequar ao estilo.

Quais os benefícios da aplicação? 

Agora você já sabe o que é Feng Shui, mas saiba que o principal benefício da aplicação em um ambiente é o bem-estar oferecido ao morador e aos visitantes frequentes do espaço.

Afinal de contas, a técnica também favorece a qualidade de vida, saúde, emocional e mental, atrai prosperidade, ajuda a conquistar equilíbrio e muito mais.

Ou seja, a ideia é justamente que o indivíduo sinta maior bem-estar e qualidade de vida através da harmonização feita no local.

Entenda a relação entre o estilo minimalista e o Feng Shui

Agora que você já sabe o que é o Feng Shui e seus benefícios, entenda um pouco mais sobre a relação entre ele e o estilo minimalista.

Pois saiba que eles têm muito em comum, começando pelas filosofias de ambos que pregam um lifestyle mais simples.

Lifestyle esse que tem maior contato com a natureza podendo agregar em muito na vida de uma pessoa.

O estilo minimalista prega justamente o uso de poucos recursos de forma bem distribuída, e o Feng Shui defende, justamente, se livrar de extravagâncias desnecessárias.

Acessórios de casa seguindo a ideia do que é feng shui

Como aplicar o Feng Shui em casa

A primeira mudança para aplicar o Feng Shui deve partir do interior do próprio morador, que deve mudar seu estilo de vida.

Emanar boas energias, gratidão e satisfação pelo lar é com certeza um passo importante que deve ser seguido.

Sem isso, por mais que os elementos contribuam para neutralizar a energia negativa, a sensação de “respiro” não fica tão evidente.

Na cozinha

Dar uma atenção especial à cozinha, é necessário, já que ela é o lugar mais sagrado da casa.

O fogão é símbolo de prosperidade e deve ser limpo e conservado constantemente, se ela estiver próximo a uma pia ou geladeira, o conselho é colocar um sino de vento.

Para que a energia do elemento água não apague a energia do elemento fogo, a lixeira também não deve ficar perto do fogo ou sobre a pia.

Na sala de estar

A sala é o cômodo mais público da casa, onde há mais convívio social e a integração de grupos com amigos e familiares.

Por conta disso, recomenda-se a disposição de móveis em ferradura ou semicírculo, de modo a favorecer o diálogo.

Já sobre a decoração, a dica é apostar em itens de valor afetivo, sendo a ideia criar um espaço harmonioso, cheio de alegria e conforto.

A recomendação é priorizar a organização, para gerar uma boa primeira impressão, e o espaço para circulação entre os móveis.

Impedindo que a “energia seja bloqueada”, sempre que possível deixe o sofá em posição de comando, para que os moradores possam se sentar olhando para a porta de entrada.

homem desfrutando sua decoração ao descobrir o que é feng shui

Nos quartos 

Além de saber o que é Feng Shui, chegou a hora de saber como aplicá-lo no quarto. Logo, no cômodo mais reservado da casa, que guarda a energia e sonhos, intimidades, repouso e renovação.

Nesse espaço é onde se aplica o método menos é mais, já que os aparelhos eletrônicos e materiais de trabalho devem estar afastados da cama, evitando a insônia.

O conforto em roupas de cama, almofadas, tapetes e cortinas costuma ser outra prioridade, criando um clima relaxante e acolhedor.

Do mesmo modo, o posicionamento da cama deve ser escolhido com cautela, já que ela deve estar posta em posição de comando.

Para os casais, a cama não pode ficar presa em um dos lados da parede para que cada indivíduo tenha sua liberdade de ir e vir.

Portanto, é importante que o quarto, a mobília e os símbolos representam os dois, sem privilegiar um sobre o outro.

Nos banheiros

No banheiro, o elemento que prevalece é a água, e como existem encanamentos, gera uma instabilidade. Por isso, eles devem ser bem cuidados.

É um canto da casa dedicado ao relaxamento, à higiene e à purificação das energias do corpo e alma.

Por isso, a dica é utilizar vasos com terra, velas perfumadas e cristais de quartzo, e a porta do cômodo deve ficar fechada.

No home office 

Um home office limpo, arejado e organizado é capaz de favorecer a clareza mental, o que diz uma consultora de Feng Shui.

Para mais foco e comunicação, traga a cor amarela para as paredes e objetos de decoração.

Além disso, as plantas juntamente com uma boa iluminação também são bem-vindas para renovar o ar, e se possível tenha um cômodo exclusivo para o escritório.

 

Agora, depois de aprender sobre o que é Feng Shui, você pode começar a inserir esse estilo de vida na sua casa.

Utilize as dicas, de acordo com o seu gosto, utilizando o estilo que você mais goste para decorá-la da melhor maneira.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais!

Leia também nosso conteúdo sobre como montar um closet aberto!