O que é piscina biológica? Descubra tudo sobre essa tendência

Anúncios

Assim como os designs sustentáveis, a tendência de buscar maneiras ecologicamente saudáveis para todas as áreas tem estado cada vez mais presente.

De forma que, até mesmo os designers de piscinas entraram nessa tendência, com a piscina biológica.

Inclusive, ela traz uma identidade única para a sua casa, podendo transformar o projeto completamente e de forma bem diferente dos modelos comuns.

Você já sabe o que é piscina biológica? Continue lendo para saber mais sobre como funciona essa nova tendência!

Afinal, o que é uma piscina biológica?

A piscina biológica é nada mais nada menos do que a também conhecida piscina natural.

Ou seja, elas são corpos d’água projetados para parecerem o mais natural possível, de forma equilibrada e saudável.

Ao contrário das piscinas comuns, que necessitam de cloro, e cuidados com filtração, as piscinas naturais têm sistemas biológicos que filtram e purificam a água.

Dessa forma, acabam se tornando uma alternativa diferenciada para quem está planejando a área externa, e busca fugir do óbvio. 

Entenda como ela funciona na prática

Esse tipo de piscina funciona se baseando em um ecossistema aquático natural, que se divide em áreas que são a zona de banho e a zona de regeneração.

Na zona de banho, a água é transparente e limpa, enquanto na zona de regeneração as plantas aquáticas e microrganismos estão presentes.

Sendo assim, as plantas desempenham um trabalho de filtragem, que remove as impurezas e mantém o ambiente saudável.

O tratamento da água é feito por conta de um ciclo, as plantas desenvolvem biomassa e começam a fotossíntese, sendo consumidas pelos microrganismos.

Já os microrganismos são transformados em matéria orgânica, chegando ao fim do ciclo dessa forma.

Conheça as vantagens da piscina biológica

As piscinas naturais tem diversas vantagens, que entram tanto no âmbito estético quanto no ambiental.

Afinal de contas, elas oferecem uma estética linda, natural, e que cria uma integração entre a casa e a natureza.

Elas também ajudam a conservação da água, já que eliminam a necessidade de tantos gastos com o recurso. Inclusive, evitando o acúmulo de produtos químicos no meio ambiente.

A piscina natural tem uma identidade própria, que agrega cada vez mais o projeto arquitetônico de sua casa.

Como construir uma piscina biológica? 

Agora você já sabe o que é uma piscina biológica, que tal entender como fazer uma? 

Quando for construir uma piscina biológica, lembre-se que esse modelo é bem diferente dos tradicionais. 

Dessa forma, é interessante que a piscina tenha maior profundidade, por isso, é necessário realizar a escavação de forma mais densa, para que tenha um bom espaço.

É preciso também dividir em duas partes, de forma que ela possa ter as duas áreas que são necessárias para o funcionamento.

Após a divisão, é recomendado uma impermeabilização desse buraco, com uma tela fixa, e após isso, preencher com água e plantas aquáticas.

As pedras, areias e folhas podem ser postas após isso, somente para agregar de forma estética.

Saiba as plantas que podem ser utilizadas 

A flora da água é bem limitada, mas existem algumas plantas específicas que podem ser usadas para a purificação da água.

Inclusive, algumas dessas plantas costumam ser utilizadas até mesmo para purificar águas em esgotos, despoluindo o meio ambiente.

Como exemplo temos as Lemnaceas, que é uma espécie de planta aquática que retira toxina da água e reduz as chances dessas mesmas toxinas se espalharem.

Mas também existem algumas outras plantas aquáticas que podem filtrar a água, como a aguapé, alface-d’água e a taboa.

Quais as desvantagens de ter uma piscina biológica? 

Apesar de ter diversas vantagens, as piscinas naturais também têm desvantagens, e é fundamental conhecê-las antes de começar qualquer projeto.

O custo dessa piscina é um dos principais fatores negativos, já que ela é fora do padrão tradicional para uma piscina.

A construção dessa piscina, por exemplo, deve ser feita por empresas especializadas e nesse ramo, não há muitas. Logo, o custo pode aumentar mais ainda por isso.

o que é piscina biológica

Além disso, aqueles que utilizarem as piscinas naturais podem acabar encontrando animais anfíbios na zona das plantas, que podem migrar para a área de banho.

 

Então, entendeu o que é piscina biológica? Além de ser muito bonita e um verdadeiro atrativo para área externa, ela conta com vantagens. 

Pela falta de toxinas, são melhores para o meio ambiente. E com as plantas aquáticas que filtram as águas, o processo de limpeza é outro.

No entanto, é sempre bom ressaltar que é um modelo que exige investimento financeiro e cuidados certos.

Por isso, se você pensa em adotar, faça um bom planejamento e considere se o modelo realmente se encaixa nos seus desejos e orçamento. 

Então, esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo, continue acessando o site para saber mais dicas como essas e leia também nosso conteúdo sobre reality shows de reforma e decoração!