Só Posso Optar Pelo Home Equity Para Trocar de Casa? Quais as Alternativas?
Anúncios
Novos conceitos sempre surgem na área imobiliária, trazendo novidades e muitas vezes sistematizando situações e espaços de maneira a ter uma nomenclatura ainda que seja algo que já se usa por muito tempo. E é isso que acontece com o home equity. Apesar de não ser novo no mercado, ainda é um conceito que muitos não conhecem.
Ainda quem já tenha ouvido falar deste conceito pode ter dúvidas sobre como funciona ou o que realmente é o home equity. Afinal, nem sempre é simples definir cada tipo de conceito e saber exatamente como funciona. Por isso, fizemos essa matéria para lhe ajudar.
O que é home equity?
Diferente do que muitos pensam, o home equity não é algo novo aqui. Essa modalidade de crédito já existe há muito tempo, apesar de ser conhecido por outro nome. Por aqui, o home equity é conhecido como Empréstimo com garantia de imóveis.
Também pode ser chamado de refinanciamento de imóveis, de maneira que ele ajuda a quem precisa de dinheiro e já tenha um imóvel quitado. A partir dele, você consegue um financiamento de um valor de até 70% do imóvel.
Segundo o contrato do home equity, o tempo em que você está com o financiamento em andamento, a casa passa a pertencer ao banco. Quando estiver quitado o financiamento, ele volta a pertencer a você.
Por que o home equity se tornou tão popular?
Apesar de funcionar desde 1997, o home equity se tornou popular nos últimos anos. A facilidade de usar a casa como garantia no financiamento permite que as instituições credoras tenham mais segurança, liberando maiores valores de empréstimos e mais rapidamente.
Por conta dessa segurança para as instituições e a facilidade de se conseguir a liberação do empréstimo, ele se tornou extremamente popular no Brasil, garantido por lei e feito para facilitar para quem precisa de dinheiro.
Vender o imóvel dado como garantia
Muitos se perguntam se existe a possibilidade de venda do imóvel dado como garantia no home equity. E a verdade é que existe como fazer essa operação sim. Você consegue fazer uma negociação com o banco e, a partir de então, fazer a venda do seu imóvel para conseguir a aquisição de outro.
O processo funciona assim:
- Você dá seu imóvel como garantia do home equity.
- Você compra outro imóvel com o dinheiro que tenha.
- Você vende seu imóvel para outra pessoa.
- Parte do dinheiro é usado para que você pague o home equity. O que sobrar, é seu.
Para que você consiga fazer esta negociação, todas as partes envolvidas devem estar de acordo, inclusive o banco.
Existe algo além do home equity?
Para quem precisa de um empréstimo para aquisição de casa própria, ou que precisa de um empréstimo com garantia, existem diversas opções no mercado para se conseguir o dinheiro necessário e fazer a operação de que necessita com ele.
As opções do home equity e do empréstimo com garantia de imóveis são os mais fáceis de conseguir o dinheiro necessário para se fazer a aquisição de imóveis ou para gerar o dinheiro necessário.
Mas, além desses, você tem a opção de crédito imobiliário, feito exclusivamente para compra de casas próprias, que você consegue diretamente no banco e que vai depender de seu score, da sua renda e de diversas análises de crédito.
Outra forma de conseguir dinheiro é com o empréstimo com garantia de veículos, que permite que seu carro quitado sirva de garantia para o seu empréstimo pessoal.
Por fim, e muito raro de acontecer, é possível fazer a compra de casa própria com o cartão de crédito.
Qual vale mais a pena? Vantagens e desvantagens
O ideal, para que você tenha a certeza de que está fazendo um bom negócio, é simular cada um dos tipos de empréstimo e, assim, garantir que você escolha aquela que é a melhor forma para se conseguir o dinheiro que precisa com menores taxas.
Mas, em geral, dentro de todas as formas de empréstimo, o home equity costuma ser o mais vantajoso, já que, com ele, você consegue melhores condições com taxas mais interessantes para pagamentos, além de ter a possibilidade de vender o imóvel caso necessite.
Home equity com as melhores taxas
Para que você possa realmente aproveitar o home equity, você deve analisar todas as instituições que ofereçam essa possibilidade e, assim, escolha aquela que melhor combine com seu perfil, garantindo, no final, que tenha as melhores taxas de juros.
É uma forma de conseguir dinheiro rápido e fácil, com tranquilidade e com a certeza de que vai ter o valor necessário em mãos.
Gostou dessa opção de crédito? Busque uma instituição e use o home equity para garantir seu dinheiro.
Acompanhe mais dicas exclusivas em nosso blog.