Rachadura na parede: como resolver o problema

Anúncios

Ao se construir uma parede nova, em casas antigas ou em diversos tipos de construção é comum encontrarmos rachaduras na parede. Elas são um grande problema que pode trazer ao proprietário um gasto para que se possa resolver e fazer com que a parede esteja intacta de novo. 

Por conta disso, é importante que você conheça tudo que puder sobre rachaduras para que, assim, possa resolver o problema e ter a parede novamente intacta, com a certeza de que ela não vai apresentar mais problemas.Rachadura na parede: como resolver o problema

Conheça a diferença entre fissura, trinca e rachaduraConheça a diferença entre fissura, trinca e rachadura

Antes de saber o que pode causar as rachaduras e como resolver cada uma delas, você precisa saber a diferença entre fissura, trinca e rachadura para que, assim, possa saber como resolver o problema. 

  • Fissuras: as fissuras são as mais comuns e menos perigosas. Elas são aberturas superficiais que danificam o acabamento. São bem finas e extensas. As fissuras são os primeiros indícios de uma rachadura.
  • Trincas: maiores que as fissuras, são rupturas mais profundas, de 1 a 3 mm. Diferente das fissuras, essas podem comprometer as estruturas de pilares, vigas e lajes. Ao identificarmos uma trinca, os cuidados devem ser redobrados.
  • Rachaduras: são grandes buracos na parede, com espessura bem mais aberta, superior a 3mm. Neste caso, é necessário um bom profissional para resolver o problema.

Com essas informações, é importante que você consiga identificar qual o problema que está atingindo sua parede para que, assim, possa resolver de maneira mais simples.

O que pode causar as rachaduras?O que pode causar as rachaduras

Existem vários fatores que podem gerar os problemas relacionados com as fissuras, trincas e rachaduras em uma parede ou em uma estrutura. Em geral, elas são relacionadas com as seguintes questões:

 

  • Excesso de peso sobre a laje, quando a construção não leva em consideração tudo que vai ter que aguentar de peso;
  • utilização de materiais de baixa qualidade, fazendo com que, com o tempo, surjam as trincas;
  • Problemas na construção, como falta de planejamento, “puxadinhos”, profissionais não especializados e construções sem considerar a estrutura como um todo;
  • Infiltração;
  • Retração do concreto ou argamassa;
  • Dilação provocada por uso de diferentes materiais;
  • Problemas por exposição ao sol com determinados materiais;
  • Vibração provocada por trânsito intenso.

Por isso, na hora que você estiver analisando o que pode estar acontecendo para gerar rachaduras na parede, deve considerar todos esses fatores para saber como lidar com a situação e, assim, resolver seu problema. 

Lembrando que o ideal é se contratar um profissional confiável para que ele faça uma reestruturação e resolva o problema.

O que fazer quando aparecem rachaduras nas paredes?O que fazer quando aparecem rachaduras nas paredes

Primeiro, como falamos, é necessário descobrir o que está causando a rachadura. Em casos mais leves, é possível realizar o reparo você mesmo. Mas, em casos de rachaduras mais profundas, você deve encontrar um bom especialista para resolver o problema. 

Para que você possa resolver em casa, você vai precisar de:

  • Espátula em V.
  • Tela veda trinca.
  • Massa corrida. 

Abra em volta da trinca com a espátula, para que você possa ter mais espaço para poder trabalhar. Depois de aberto, aplique a tela sobre a rachadura para cobrir o lugar. 

Com a tela encaixada, em altura abaixo da parede, você completa com massa corrida para que ela fixe no lugar e evite de ter novas trincas ali. 

Para finalizar, você deve lixar e aplicar a tinta para cobrir o lugar. 

Em casos de trincas mais profundas, use tela de aço para cobrir o lugar e, ao invés de massa corrida, utilize uma massa de areia lavada e cimento para cobrir. Depois de seco, aplique a massa corrida por cima, lixe e pinte.

Como evitar o surgimento de rachadura na parede?Parede com rachadura

Quer evitar de ter problemas com rachaduras em paredes no seu imóvel? Confira algumas dicas para lhe ajudar e que vão facilitar seu dia a dia, evitando de ter que fazer reformas e que você não tenha que gastar mais com os consertos:

  • No caso de imóveis ainda na fase de construção, a recomendação é molhar bem a superfície onde será aplicada a massa do revestimento. 
  • Utilize sempre materiais de qualidade.
  • Contrate profissionais especializados para fazer a obra. Lembre-se que o barato pode sair caro. 
  • Em imóveis já construídos, limpe regularmente a parede, especialmente nos dias quentes, permitindo a circulação do ar no ambiente interno.
  • Observe o sinal de pequenas trincas e, se tiver, tente fazer o reparo logo para evitar que aumente.

Com essas dicas, certamente que você vai conseguir ter mais cuidados e controle com suas paredes e saber que elas estarão sempre bem cuidadas e livres de rachaduras.

Gostou? Acompanhe no blog mais dicas para você.