Rosa do deserto: saiba tudo sobre essa planta!

Anúncios

flor

A rosa do deserto é uma espécie com flores delicadas, cores vibrantes e são ótimas opções para cultivar em casa. Se você se interessou ou já tem uma planta desse tipo na sua casa, esclareça-se sobre como cuidar de rosa do deserto, qual é o melhor lugar para cuidar das rosas do deserto, o que essas flores simbolizam. Tudo para a sua flor crescer e se desenvolver com beleza e saúde!

Conheça a Rosa do Deserto

A Rosa do Deserto, também conhecida como Adenium, conquista admiradores por contar com uma beleza impressionante e singular.

Apesar de poder chegar até 4 metros em seu espaço natural, a planta é muito vendida em tamanho pequeno, principalmente por quem cultiva bonsais.  A flor se adapta muito bem em regiões tropicais, pois ela vem de regiões muito quentes.

O seu caule é mais grosso na base, pois precisa reservar mais água, assim como suportar bastante vento.

As variedades mais comuns da planta são:

  • Rosa-do-deserto-grande
  • Rosa-do-deserto-negra
  • Rosa-do-deserto-de-verão

O que ela simboliza?

rosa do deserto

Além de sua beleza, a flor representa bons sentimentos como gentileza e amor, também simboliza atenção, tolerância e sucesso nos negócios.

Assim, essas flores são ideais para serem cultivadas em casa e em ambientes corporativos – já que elas são consideradas verdadeiros amuletos da sorte para os negócios!

Além disso, há algumas lendas, referentes ao seu desabrochar e beleza, que dizem que essa é uma flor feita pelo divino para guiar o caminho dos perdidos. Ela é também considerada uma ótima opção para presente. Confira como cultivar, os principais cuidados que a rosa do deserto necessita e encante-se!

Como cuidar de rosa do deserto?

Cultivar uma linda rosa do deserto pode parecer uma tarefa complicada. Mas, com as dicas de jardinagem a seguir abaixo, você vai conseguir facilmente. Lembrando de ter toda a atenção e carinho para a sua flor sempre embelezar a sua vida! Veja:

  • Ambiente: o local ideal para a rosa do deserto é uma área arejada e que receba uma boa dose de luz solar, mas que fique protegida de chuvas fortes, como uma varanda coberta, por exemplo. Você também pode cultivá-la dentro de casa, próximo a uma janela. O segredo para acertar no cultivo é escolher um espaço que receba ao menos 6 horas de sol diário, dê preferência um local que receba a luz da manhã, já que a espécie necessita de bastante iluminação natural para florescer.
  • Vaso: escolha um vaso que apresente boa drenagem de água, verifique se o recipiente tem furos adequados para a saída de água.
  • Preparação do vaso: preencha o fundo com pedras e uma tela plástica para as raízes não saírem do vaso. Coloque um pouco de areia e, depois, húmus de minhoca. Para finalizar, misture 2/3 de areia grossa com 1/3 de substrato (de alta drenagem) e complemente o vaso até a borda.
  • Plantio: assim que o vaso estiver pronto, faça um pequeno buraco no centro e coloque a muda e enterre sem pressionar muito e molhe bem a flor. Já com as sementes, você deve colocá-las sob o substrato umedecido, molhar bem e, após isso, cobrir com um pouco mais de substrato e molhar mais uma vez. Lembre-se de manter úmido, mas sem encharcar e germinar a pleno sol.
  • Irrigação: as rosas do deserto necessitam de bastante água para o seu desenvolvimento, porém, assim como a maioria de outras espécies, o solo não deve ficar muito encharcado. Por isso, escolha vasos que apresentam uma boa drenagem de água e regue a flor com moderação.
  • Adubação: use um bom fertilizante orgânico para florescer melhor, mas lembre-se de nunca o aplicar diretamente nas raízes, nem quando a terra estiver totalmente seca. Regue bem a planta antes de aplicar o fertilizante.
  • Transplantar: a cada replantio (que deve ser feito a cada 2 ou 3 anos), você deve deixar a base do caule um pouco mais para cima, deixando a parte superior das raízes aparentes.
  • Podar: remova as flores murchas semanalmente. Use sempre luvas ao podar ou manusear a flor, pois a seiva é altamente tóxica. Não se esqueça de usar sempre materiais de boa qualidade.
  • Floração: a floração das rosas do deserto geralmente ocorre na primavera, podendo também florescer no verão ou no outono.

Vale ressaltar que em relação à última dica é que a rosa do deserto demora bastante para crescer. Portanto, ela é uma planta de desenvolvimento muito lento, principalmente para mudas oriundas de sementes.

Então, nesse caso, é legal darmos preferência para mudas enxertadas, que crescem mais rápido, certo?

Onde colocar a rosa do deserto?

rosa do deserto

As rosas do deserto ficam lindas em um jardim vertical, com suas raízes aparentes. Já dentro de casa, colocá-las perto de janelas ou na varanda é como ela ficará melhor e saudável.

Colocar um arranjo com sua flor do deserto ao lado do sofá, no aparador ou rack e até mesmo na mesa de centro ou mesa de jantar, trará uma delicadeza a sua decoração. Montar o arranjo e compor com velas e outros tipos de fragrâncias podem dar uma renovada na sua casa.

Ao lado de poltronas ou em pequenas bacias em cima da mesa também são ótimas opções de decoração com sua rosa do deserto.

O jardim com rosa do deserto é perfeito para quem quer trazer cor à área externa. Apesar de este ser um ótimo tipo de flor para ser plantada em vaso, ela se adequa perfeitamente ao solo.

Jardim com flores na área externa traz vida à decoração e é um verdadeiro refúgio. Um jardim com a Rosa do Deserto Grande ou a Rosa do Deserto Negra vai trazer muita sofisticação e mais contato com a natureza.

Na verdade, é essencial encontrar alternativas de ter mais contato com o verde e ter um cantinho para plantas é uma forma estilosa de fazer isso. E ter um jardim em casa é uma ótima forma de acrescentar vida à decoração, principalmente em meio a ambientes urbanos!